Ghorque Joaquim Nhaga natural de Região de Oio, Sector de Bissorã e Seção de Binar, Guiné-Bissau, nasceu no dia 10 de março de 1979, onde passou toda a sua infância. Terminou ensino primário em Binar, mais tarde no ano de 2000 concluiu ensino complementar, isso já em Bissau no liceu Dr. Agustinho Neto.
Nos anos de 1998 á 2000 foi nomeado como responsável da Biblioteca da paróquia de bairro de Santa Luzia em Bissau, mais tarde em 2000 á 2003 formou se em Teologia Médio na escola de São Francisco de Assis em Bissau, República da Guiné-Bissau. Em 2002 á 2004 formou em Educação Social na Paróquia da Nossa Senhora da Fátima em Guiné-Bissau.
Em 2000 á 2004 foi eleito Presidente do Conselho Disciplinar e Reconciliação dos Jovens da paróquia de Santa Luzia em Bissau, e em 2004 á 2005 entrou no primeiro ano de Faculdade do Direito de Bissau no primeiro ano, mais tarde foi eleito pelo Partido Movimento Bafata (MB) como presidente da Juventude do Circulo 25 em Bissau, depois por motivo dos estudos, em 2005 foi selecionado pelo convenio PEC-G, cooperação celebrado entre Brasil e Guiné-Bissau, para estudar na universidade de Brasília no curso Sociologia.
Com a sua participação na Associação dos Estudantes da Guiné-Bissau no Distrito Federal, Brasília desde a sua chegada, foi eleito em Agosto de 2009 Presidentes de Associação dos Estudantes da Guiné-Bissau no Distrito Federal (AEGB/DF) Função exercida até data presente.
Catequista da Paróquia Verbo Divino em Brasília e aluno da escola Missionário de Arquidiocese de Brasília, Formação dos Valores Humanos Cristãos (EMAÚS) e licenciados em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília nos anos de 2010 e mais tarde em Junho 2011 Bacharelado em Sociologia pela Universidade de Brasília-UnB.
Autor:
Ghorque Joaquim Nhaga
Revisor:
Hiaosmin Vanderlei Tavares Costa